Rômulo Takaoka

Eu não tenho valor. Será?

O nosso valor é dado por Deus. O ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus, o pecado entrou nele e foi necessária uma salvação. Jesus Cristo.

Publicado em:

Categorias:

  • Fé Cristã

Durante minha vida cristã, e também no meio profissional, tenho visto a quantidade de pessoas que sofrem por se acharem perdedoras, sem valor, sem talento. Eu mesmo tinha a percepção de que meus erros e pecados me diminuiam e que meus acertos e boas obras me valorizavam. E eu sofria com a pressão de “ter que fazer tudo certo”.

Essas minhas ideias mudaram de 3 anos para cá. E eu quero expor um pouco dos novos entendimentos que construí ao longo desses anos meditando na Palavra.

O ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus.

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

A humanidade foi criada para ser a imagem do próprio Deus, esse é o propósito inicial de Deus: Que sejamos semelhantes a Ele e que tenhamos domínio sobre a criação dEle.

Mas houve um problema nesse plano. Nós como humanidade desobedecemos a regra que Deus havia estabelecido, nós comemos do fruto da árvore do bem e do mal.

O ser humano pecou e o pecado entrou nele.

Ao comer o fruto, o homem se corrompeu tomando consciência de que o mal existia. Nesse momento o pecado entra no homem e ele deixa de ser semelhante ao Criador e passa a ser um pecador.

No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.

O homem passou de imagem de Deus a . A consequência deste pecado é a morte.

Séculos se passam, a humanidade cresce, reis se levantam e caem, guerras são vencidas e guerras são perdidas, e Deus executa seu plano de salvação da humanidade.

Deus chamou numerosos profetas que pregavam o arrependimento: “Arrependam-se dos seus pecados e voltem-se para Deus”. Isso tudo para preparar caminho para o Messias, o Filho do próprio Deus encarnado como homem.

Jesus de Nazaré foi concebido pelo Espírito de Deus e nasceu de uma mulher virgem chamada Maria, que era noiva de um homem chamado José.

Por que uma mulher virgem?

Lembra da queda do homem e do fato de que o pecado entrou na humanidade tornando todo mundo pecador? Para que o plano de Deus pudesse funcionar, o Messias não poderia herdar este pecado. Ele era limpo do pecado e isso significa que ele não era pó, e portanto não voltaria ao pó. E seguindo essa lógica, ele não era fadado a morrer.

O ser humano foi resgatado por Jesus Cristo, o Filho.

Enquanto esteve na terra com os seus discípulos, os apóstolos, Jesus ensinou a respeito do reino dos céus, realizou milagres para que os homens cressem e revelou os planos de Deus.

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou.

Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.

Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.

Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

Jesus Cristo é Deus e é homem. Não possui o pecado.

Ao longo da história, Deus deu ao homem uma forma de não ter a dívida do pecado cobrada. Trata-se dos sacrifícios. Um novilho puro, sem falhas, perfeito, deveria era sacrificado anualmente no lugar da humanidade, levando com ele o pecado do homem.

Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

Jesus foi morto quando não tinha pecado, ele morreu no nosso lugar. Ele trouxe a redenção dos pecados, nos dando a oportunidade de sermos salvos da perdição certa. O destino estava traçado e não havia esperança para a humanidade. Mas pelo seu sacrifício, Jesus restaurou a humanidade.

O apóstolo Paulo explica:

Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.

Como fica a nossa condição de pecador? Ainda somos pó? Jesus explicou que ele e o Pai fariam morada naqueles que o amasse. Uma vez justificados, não é mais o pecado que habita em nós, é o próprio Deus, Jesus, e o Espírito Santo.

Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viveremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.

Isso vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

O valor que temos hoje é dado pelo próprio Deus.

Perceba que o valor que existe em você não é você quem estabelece e define, é Deus. O seu valor é um dom de Deus.

Quem diz isso não sou eu, mas o apóstolo Paulo quando explica à igreja de Corinto que nós somos santuários de Deus:

Não sabeis que sois santuários de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

E ao instruir-nos a fugir da impureza, ele afirma:

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Eu te convido a renovar o seu entendimento com relação a quem você é. Você não é mais o velho homem, pó, pecador destinado a morte. Você foi comprado por um alto preço, o sangue do Filho de Deus, o próprio Deus habita em você.

Você é morada de Jesus, santuário de Deus e o Espírito Santo habita em você.

Os seus erros e os seus acertos não mudam esse fato. Arrependa-se dos erros e celebre os acertos, mas nunca diminua o seu valor, ele é dado pelo próprio Deus. E custou muito caro.