Rômulo Takaoka

Quem sou eu

Aqui eu exponho “Quem eu sou?” usando uma versão adaptada do Mapa da Empatia.

Publicado em:

Categorias:

  • Desenvolvimento Pessoal

Saber quem somos é extremamente importante para cada um de nós. Acredito que somente com um forte senso de si é possível desenvolver as melhores competências sociais, emocionais e cognitivas. Esse é o caminho para se livrar da dependência emocional do reconhecimento externo e construir a felicidade genuína, a responsabilidade pessoal e alta performance.

Aqui eu exponho “Quem eu sou?” usando uma versão adaptada do Mapa da Empatia.

Identidade

Como eu me identifico.

Quem sou eu?

Eu sou cristão, sou homem, tenho 33 anos, filho de pais fantásticos, casado com a mulher mais incrível do mundo e, daqui alguns meses, pai de um garotinho muito esperto.

Sou desenvolvedor de Web — Websites, Landing Pages, Ecommerce. E também professor de habilidades sociais e emocionais.

Expressão

Como eu expresso minhas ideias e meus pensamentos.

O que eu faço?

Eu trabalho no computador desenvolvendo websites, escrevendo para o meu blog, aprimorando as minhas aulas e promovendo os meus treinamentos.

Também dou aulas online e faço atendimentos de mentoria para quem deseja desenvolver habilidades sociais e emocionais.

O que eu falo?

Eu utilizo muito essas palavras e elas fazem parte do meu vocabulário pessoal, pode-se dizer também que são alguns valores para mim.

  • Consciência
  • Clareza
  • Idéias
  • Propósito
  • Entendimento
  • Responsabilidade

Percepção

Como eu percebo o mundo.

O que eu vejo?

Eu vejo muito a beleza das coisas, luzes, brilhos, reflexos, sombras. Também olho bastante para o céu.

Vejo constantemente o meu celular e o meu computador. Neles eu vejo WordPress, Pages, Keynote, Twitter, YouTube e Google.

Na televisão vejo séries e filmes de ficção.

O que eu ouço?

Eu ouço muitos louvores em inglês, como Hillsong. E também instrumentais.

Ouço pregações, palestras e aulas de pessoas que considero como boas referências e que busco como inspiração.

Dentre as coisas que mais ouço estão os podcasts: meu grande amigo Fernando do Canal Não Morda a Maçã, meu favorito de ciências chamado Sinapse e meu favorito de finanças chamado Stock Pickers.

Também ouço músicas de background do canal The Soul of Wind quando preciso de foco e concentração.

Por último, sou completamente viciado nas dicas do Filipe Deschamps quando me engajo no meu aprendizado de programação.

Motivação

Como eu me motivo para agir.

Quais são as minhas dores?

Assim como qualquer pessoa, também tenho meus medos, frustrações e coisas que me assustam como: faltar dinheiro, perder familiares amados, me associar a pessoas erradas e me afastar de Deus e da minha fé. Não ter condições de cuidar da minha família...

Quais são os meus desejos?

E existem os desejos que me inspiram e me motivam para acordar todos os dias.

No campo do relacionamento: Viver o dia a dia com a minha esposa, poder ver seu sorriso radiante, apreciar meu filho se desenvolvendo e ter um tempo de qualidade com a minha família e amigos.

No campo da fé: renovar o meu entendimento lendo e estudando a Bíblia.

No campo material: Investir o dinheiro que recebo como fruto do meu trabalho e comprar novas tecnologias. Agora meus desejos giram em torno de berço, cômoda, decoração infantil e roupinhas lindas.

Mapa da Empatia

O mapa da empatia é uma ferramenta muito útil para duas coisas:

  1. Para descobrir o seu próprio viés como profissional.
  2. Para desenhar o perfil daqueles com quem você deseja construir empatia.